A
atividade desenvolvida nesta quarta-feira (13/05/15), faz parte de um
Projeto Interdisciplinar de Geografia, Ciências e Matemática
acompanhado, respectivamente, pelas professoras Eunice Fatima Foppa
Bechi, Larissa Parmegiane Torres e Josiane Franciele Comerlato e é
uma das etapas da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronáutica e
Astronomia) aplicado às turmas de 8º e 9º anos da EMEF Othelo
Rosa.
Sabemos
que um dos grandes desafios do ensino consiste em propiciar meios
para que os estudantes sejam capazes de transpor o conhecimento
teórico para a prática. Desta forma o uso de atividades
experimentais, devidamente planejadas e que colocam à prova os
conhecimentos prévios dos estudantes apresentam-se como uma
ferramenta adequada para propiciar aprendizagem significativa, dando
sentido real e concreto às definições aprendidas em sala de aula,
com o uso dos livros didáticos.
O
trabalho foi estruturado da seguinte maneira: revisão da literatura,
utilizando os livros didáticos, vídeos explicativos, pesquisas na
internet e leitura de artigos. Na disciplina de física Ciências)
foram abordados conteúdos relativos às leis de Newton, a
aerodinâmica e trajetória. Na disciplina de Geografia, foram
abordados conteúdos sobre astronomia, pontos cardeais, lançamentos
de foguetes e o uso de satélites. Já a disciplina de Matemática
encarregou-se dos cálculos matemáticos.
Para
a confecção dos foguetes foram utilizados vídeos instrutivos e o
trabalho se deu individualmente ou em duplas. Os protótipos foram
confeccionados utilizando garrafas pet e balões e o lançamento no
campo suplementar do Estádio de Futebol Ypiranga, com medição da
trajetória e distância percorrida. Ainda, no dia do lançamento,
foi realizada uma competição, analisando as características do
foguete campeão, aliando aos conhecimentos teóricos trabalhados.
Concluindo,
constatamos que esta proposta pedagógica ofereceu oportunidade aos
estudantes para trabalharem de forma ativa na construção de seu
próprio conhecimento buscando encontrar respostas para as questões
que surgiam, a medida que colocavam à prova os conhecimentos
prévios. Isso nos leva a afirmar que a inserção de atividades
experimentais com materiais de baixo custo nas aulas facilitam a
aprendizagem dos conteúdos, desde que não sejam atividades somente
atrativas, mas cuidadosamente planejadas.
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