sexta-feira, 15 de maio de 2015

A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS

A atividade desenvolvida nesta quarta-feira (13/05/15), faz parte de um Projeto Interdisciplinar de Geografia, Ciências e Matemática acompanhado, respectivamente, pelas professoras Eunice Fatima Foppa Bechi, Larissa Parmegiane Torres e Josiane Franciele Comerlato e é uma das etapas da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia) aplicado às turmas de 8º e 9º anos da EMEF Othelo Rosa.
Sabemos que um dos grandes desafios do ensino consiste em propiciar meios para que os estudantes sejam capazes de transpor o conhecimento teórico para a prática. Desta forma o uso de atividades experimentais, devidamente planejadas e que colocam à prova os conhecimentos prévios dos estudantes apresentam-se como uma ferramenta adequada para propiciar aprendizagem significativa, dando sentido real e concreto às definições aprendidas em sala de aula, com o uso dos livros didáticos.
O trabalho foi estruturado da seguinte maneira: revisão da literatura, utilizando os livros didáticos, vídeos explicativos, pesquisas na internet e leitura de artigos. Na disciplina de física Ciências) foram abordados conteúdos relativos às leis de Newton, a aerodinâmica e trajetória. Na disciplina de Geografia, foram abordados conteúdos sobre astronomia, pontos cardeais, lançamentos de foguetes e o uso de satélites. Já a disciplina de Matemática encarregou-se dos cálculos matemáticos.
Para a confecção dos foguetes foram utilizados vídeos instrutivos e o trabalho se deu individualmente ou em duplas. Os protótipos foram confeccionados utilizando garrafas pet e balões e o lançamento no campo suplementar do Estádio de Futebol Ypiranga, com medição da trajetória e distância percorrida. Ainda, no dia do lançamento, foi realizada uma competição, analisando as características do foguete campeão, aliando aos conhecimentos teóricos trabalhados.

Concluindo, constatamos que esta proposta pedagógica ofereceu oportunidade aos estudantes para trabalharem de forma ativa na construção de seu próprio conhecimento buscando encontrar respostas para as questões que surgiam, a medida que colocavam à prova os conhecimentos prévios. Isso nos leva a afirmar que a inserção de atividades experimentais com materiais de baixo custo nas aulas facilitam a aprendizagem dos conteúdos, desde que não sejam atividades somente atrativas, mas cuidadosamente planejadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário